sábado, 8 de maio de 2010

O Núcleo se apresenta:

O Núcleo de Estudantes Negras e Negros da UFPB (NENN/UFPB) lança o seu blog, para ampliar sua capacidade de comunicabilidade, interação e mobilização. Constituímos, desde 2008, um grupo de luta contra o preconceito, o racismo e todas as formas de discriminação. Assumindo uma postura propositiva, lutamos também por uma sociedade que seja educada e orientada a respeitar a pluralidade etnicorracial brasileira.

Ao combinarmos com a lógica anti-racista diferencialista do Movimento Negro no Brasil, procuramos respeitar e valorizar as diferenças que fazem a riqueza de nossa cultura e sociedade, permitindo-nos fincar as bases de nossa atuação num tripé valorativo da experiência civilizatória afro-brasileira, extremamente cara ao nosso ativismo. Somos Afrocêntricos, Quilombistas e Negras(os).

Inclusive a nossa identidade visual está associada aos símbolos africanos conhecidos como Adinkra, que estão presentes em Gana, país situado a oeste daquele continente, entre a Costa do Marfim e Togo. Em roupas e paredes, em cerâmica e logotipos, os símbolos dos povos Ashantis podem ser encontrados em todos os lugares. Este, em particular, NEA ONNIM NO SUA A, OHU, cujo significado refere-se a "Quem não sabe, pode saber aprendendo", é o símbolo do conhecimento, da instrução longa da vida e da procura continuada para o conhecimento.

É sob este paradigma que pautamos nossa primeira luta, pela implantação do sistema de cotas na UFPB. Também preocupados em enfrentar a horrenda existência do genocídio das(os) jovens negras(os) no Brasil e na Paraíba, procuramos ratificar o valor das Políticas de Ações Afirmativas como política pública capaz de ajudar a reverter esta perversa realidade. Desde já, junte-se a nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário